GED - Gestão Eletrônica de Documentos

Sobre

O gerenciamento de documentos tem sido o caminho para muitas empresas e órgãos ter agilidade e facilidade na busca por informações. Assim, entendemos que, para implementar o gerenciamento eletrônico de documento, é exigido competências voltadas a gestão, organização, representação de documentos eletrônicos. É necessário além do conhecimento base sobre gestão documental, ter conhecimento sobre plataformas de gestão eletrônica de documentos, acompanhar o avanço das empresas e instituições nesse segmento, além de capacitação em mapeamento de processos, um profissional capacitado em projetos, em ser empreendedor no âmbito do seu negócio próprio tanto quanto ser intraempreendedor dentro da organização na qual atua.

Objetivo

O curso de GED – Gestão Eletrônica de Documentos foi elaborado com objetivo de capacitar profissionais para atuar em projetos de GDI , GED e digitalização em organizações públicas ou privadas.

Ao final do curso pretende-se capacitar os participantes em: oferecer novos serviços como consultor nessa área, ter conhecimento teórico em GED, conhecimento de elementos da captura, organização, tratamento, armazenamento, recuperação e acesso aos documentos eletrônicos e principalmente atuar como líder em grandes projetos de Gestão Eletrônica de Documentos.

Conteúdo

  • Por que usar GED?;
  • Tecnologias de hardware e software;
  • Tipos de solução GED;
  • ECM – Enterprise Content Management: conceito, tecnologias envolvidas e aplicações.
  • Assinatura e Certificação digital;
  • Aspectos legais;
  • Case de uma Implantação de GED;
  • Problemas na Implantação de GED;
  • Casos: aplicações realizadas em organizações corporativas

Ministrante

Maralyza Pinheiro

Maralyza Pinheiro, CEO da MPGED e Pós-graduada em Tecnologias da Informação (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2005).  Possui experiência de mais de dez anos na área de processos (BPM), em consultorias em Gestão Documental e GED, atuando em diversos projetos no Brasil, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas de médio e grande porte. Atuou como Coordenadora da área de GED do Grupo 3corações (1ª Bibliotecária no Brasil a atuar em cargo de gestão na Indústria Alimentícia). Atualmente empreendo com a MPGED, empresa de consultoria em GD e GED em Projetos.  

Certificada no módulo RM – Record Management da Alfresco, no Reino Unido).Membro da ABEINFO – Associação Brasileira de Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologias para Gerenciamento de Informação. Membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos ABNT/CE-014:000. 004. Especialista em BPM para Gestão Documental e GED.  

Carga horária: 20h